Início » Itália em maio: um dos melhores meses para curtir o país

Itália em maio: um dos melhores meses para curtir o país

by Onde Ficar em Roma
onde ficar em sorrento no centro

Maio é um dos meses mais encantadores para visitar a Itália. A primavera está em seu auge, colorindo o país com tons vibrantes de verde, flores coloridas e céu azul intenso.

As temperaturas são agradáveis, os dias são longos e o clima convida para caminhadas, passeios ao ar livre e experiências autênticas. Para quem deseja conhecer o melhor da Itália, esse é um período ideal: nem tão frio como no inverno, nem tão cheio e quente como no verão.

Outro grande atrativo de viajar para a Itália em maio é que você consegue encontrar uma atmosfera mais tranquila nas cidades turísticas. Principalmente na primeira quinzena, com a alta temporada ainda por começar, é possível visitar os principais pontos históricos com menos filas e menos multidões. Hotéis e passagens também costumam ter preços mais acessíveis em comparação com os meses de junho e julho.

Além disso, maio é um mês repleto de shows, festas locais e feiras gastronômicas. De norte a sul do país, há sempre algo acontecendo que revela a alma vibrante da cultura italiana. Seja uma regata em Veneza, uma procissão religiosa na Sicília ou um festival de flores na Toscana, o viajante sempre encontra motivos para se encantar.

Temperaturas e índice de chuvas nas principais cidades turísticas

Veja abaixo as médias de temperatura mínima, máxima e os dias de chuva nas cidades turísticas mais visitadas da Itália em maio:

  • Roma: min. 13°C e máx. 24°C, com previsão de 7 dias de chuva
  • Florença: min. 11°C e máx. 23°C, com previsão de 8 dias de chuva
  • Pisa: min. 11°C e máx. 22°C, com previsão de 7 dias de chuva
  • Milão: min. 12°C e máx. 22°C, com previsão de 10 dias de chuva
  • Veneza: min. 12°C e máx. 21°C, com previsão de 8 dias de chuva
  • Turim: min. 11°C e máx. 20°C, com previsão de 10 dias de chuva
  • Bolonha: min. 12°C e máx. 23°C, com previsão de 8 dias de chuva
  • Assis: min. 10°C e máx. 22°C, com previsão de 7 dias de chuva
  • Nápoles: min. 13°C e máx. 23°C com previsão de 6 dias de chuva
  • Positano: mín. 14°C e máx. 22°C, com previsão de 5 dias de chuva
  • Bari: min. 13°C e máx. 23°C, com previsão de 6 dias de chuva
  • Palermo: min. 16°C e máx. 22°C, com previsão de 4 dias de chuva

Saiba que, os dias de chuva nessa época do ano, geralmente são dias com chuvas passageiras e leves. Mesmo que caia alguma pancada mais forte, é algo que dura somente algumas horas do dia. Então, não é mais um mês no qual as chuvas possam impactar negativamente a sua viagem!

Powered by GetYourGuide

Horas de luz em maio: nascer e pôr do sol

Maio é um mês com dias longos na Itália. O sol nasce por volta das 5h30 e se põe por volta das 20h30, oferecendo mais de 15 horas de luz natural por dia. Essa abundância de luminosidade é perfeita para explorar os pontos turísticos com calma e aproveitar atividades ao ar livre sem pressa.

Em regiões do norte, como Milão e Turim, os dias podem parecer ainda mais longos devido ao ângulo solar. Já nas regiões do sul, o clima mais quente e ensolarado contribui para uma experiência ainda mais agradável para quem ama curtir o dia do início ao fim.

Se você estiver pensando em incluir a Sicilia na sua viagem, no mês de maio já dá para curtir uma praia!

veneza campanário de são marcos

Fuso horário em maio: diferença entre a Itália e o horário de Brasília

Durante o mês de maio, a Itália está no horário de verão europeu, conhecido como CEST (Central European Summer Time), que equivale a UTC+2.

Já o Brasil, no mesmo período, está no horário padrão (UTC-3). Portanto, a diferença de fuso horário entre Itália e Brasília é de 5 horas – a Itália está sempre à frente.

Por exemplo: quando são 12h em Brasília, já são 17h em Roma. É importante considerar essa diferença para ajustar horários de voos, reservas e chamadas telefônicas.

Seguro Viagem Pix 1

Feriados na Itália em maio

O principal feriado nacional da Itália em maio é:

  • 1º de maio – Festa dei Lavoratori (Dia do Trabalho): é um feriado nacional celebrado com manifestações, eventos culturais e, em algumas cidades, shows e concertos ao ar livre. Muitos comércios, museus e pontos turísticos podem ter horários diferenciados ou permanecer fechados nesse dia.

Além disso, algumas regiões e cidades celebram festas locais, como procissões, feiras e eventos religiosos, típicos da primavera.

praça são pedro

O que fazer na Itália em maio

Maio é um mês extremamente versátil para explorar a Itália. Com o clima agradável e os dias mais longos, é possível aproveitar desde passeios históricos até atividades ao ar livre.

  • Explorar cidades históricas: Roma, Florença, Veneza, Milão, Bolonha, Assis e muitas outras cidades oferecem uma infinidade de atrações, como igrejas, praças, monumentos e museus.
  • Apreciar a natureza: parques naturais, jardins floridos e vinhedos abertos para visitação tornam a primavera um espetáculo à parte.
  • Eventos e festivais: o calendário de maio está repleto de festas regionais e eventos culturais. Na Toscana, por exemplo, acontece o tradicional Calendimaggio em Assis, uma celebração medieval cheia de música e figurinos de época.
  • Praias: embora a temperatura do mar ainda esteja um pouco fria, já é possível curtir o sol e as paisagens da Costa Amalfitana, Sardenha, Sicília e litoral da Toscana.
  • Passeios de barco: o clima já permite fazer passeios de barco em lagos e no litoral, especialmente em regiões como o Lago de Como, Lago di Garda e ao redor da ilha de Capri.

O que fazer quando chove?

Apesar de maio ter poucos dias de chuva, sempre é bom ter um plano B:

  • Visitar museus e galerias: a Itália é um verdadeiro tesouro cultural. Em dias chuvosos, aproveite para explorar os Museus Vaticanos, a Galleria degli Uffizi, o Museu Egípcio de Turim, entre muitos outros.
  • Igrejas e catedrais: locais como a Basílica de São Pedro, o Duomo de Milão e a Catedral de Florença oferecem beleza arquitetônica e abrigo da chuva.
  • Compras: outlets e shoppings são boas alternativas para os dias mais cinzentos. Cidades como Milão, Roma e Florença têm ótimas opções.
  • Gastronomia: aproveite para fazer degustações de vinhos, participar de aulas de culinária ou simplesmente relaxar em um restaurante com comida típica italiana.
Powered by GetYourGuide

Já tem temperaturas boas para curtir praia na Itália em maio?

Em muitas regiões do sul da Itália, sim. As temperaturas já são elevadas o suficiente para tomar sol e até se arriscar em um mergulho, principalmente nos últimos dias do mês. A água do mar ainda está fria, mas muitos turistas – especialmente europeus – já iniciam a temporada de praia.

  • Capri: além das praias, a ilha oferece passeios de barco, grutas e paisagens deslumbrantes.
  • Costa Amalfitana: cidades como Positano, Amalfi e Ravello são perfeitas para curtir vistas incríveis, gastronomia refinada e trilhas com vista para o mar.
  • Toscana: praias como Viareggio e Castiglione della Pescaia são ótimas pedidas para quem está na região central.
  • Sicília e Sardenha: com temperaturas mais elevadas, essas ilhas são ideais para quem quer começar o verão mais cedo.
praia na itália

Como fazer as malas para o mês de maio

Organizar a mala para uma viagem à Itália em maio exige atenção às mudanças de temperatura entre o dia e a noite:

  • Roupas leves para o dia: camisetas, blusas finas, vestidos e calças leves.
  • Casaco leve ou jaqueta: para as noites mais frescas ou dias chuvosos. Se for viajar de trem, por causa do ar condicionado, tenha sempre consigo uma moletom ou jaqueta de manga comprida e até mesmo uma écharpe.
  • Calçados confortáveis: você andará bastante, então invista em bons tênis ou sapatos baixos.
  • Óculos escuros, chapéu e protetor solar: os dias são ensolarados e longos.
  • Roupas de banho: para aproveitar spas, piscinas ou praias no sul.

Com uma mala bem pensada e esse guia em mãos, sua viagem à Itália em maio tem tudo para ser inesquecível!

Serviços essenciais para a sua viagem:

Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral: A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros.

Ingressos para as atrações: Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para as principais atrações em toda a Itália.

Procurando hospedagem? Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais.

Mais dicas para a sua viagem à Itália

You may also like

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More